quarta-feira, fevereiro 9

Mais um início de ano letivo e agora o que fazer para receber os alunos?

Apresentação:

MEMORIZAR NOMES

OBJETIVOS: Memorizar os nomes dos membros de um grupo. Integrar melhor o grupo favorecendo o conhecimento mútuo.

PROCEDIMENTOS: É bom que todos estejam em círculo.

Cada um dirá seu próprio nome acrescentando um adjetivo que tenha a mesma inicial seu nome.

Por exemplo: Ricardo risonho.

O seguinte repete o nome do companheiro com o adjetivo e apresenta-se acrescentando um adjetivo ao próprio nome. E assim sucessivamente. Por exemplo: Ricardo risonho, Ana alegre, Mário moreno ....

Ao final partilha-se a experiência: como cada um se sentiu ao dizer o próprio nome, o adjetivos, etc..


TROCANDO OS CRACHÁS

OBJETIVOS: Conhecer os integrantes do grupo, “quebrar o gelo”, chamar à participação e ao movimento.

MATERIAL: Crachás para todos, contendo os nomes de cada um.
PROCEDIMENTOS: No inicio do encontro, distribuem-se os crachás normalmente, de forma que cada um receba o seu próprio nome.
Após algum tempo, recolher novamente os crachás e colocá-los no chão, com os nomes voltados para baixo. Cada um pega um para si; caso peque o próprio nome, deve trocar.
Colocar o crachá com outro nome e usá-lo enquanto passeia pela sala.
Enfim procurar o verdadeiro dono do nome (crachá) e entregar a ele seu crachá. Aproveitar para uma pequena conversa informal; procurar se conhecer algo que ainda não conhece do colega.
Partilhar a experiência no grande grupo.

QUEM É QUEM NA SALA DE AULA?
OBJETIVO: Conhecer os novos alunos da turma e realizar a integração entre os alunos novos e os alunos antigos, ou entre todos os alunos caso ninguém se conheça.
IDADE: 11 a 13 anos (poderá ser adaptada para faixa etária mais jovem)
MATERIAL: Uma folha em branco e lápis para cada aluno.
PROCEDIMENTOS: Faça uma roda na sala e coloque as crianças sentadas de forma que cada uma não conheça o amigo do lado. (ex: alunos novos e antigos).
Cada aluno recebe um papel e um lápis. Cada participante deverá anotar o nome do amigo da sua esquerda. Escolha um para começar e peça que ele fale o nome em voz alta.
Agora cada um deverá adivinhar:
  • O que o amigo mais gosta de fazer
  • Qual música que o amigo mais gosta
  • Uma característica de personalidade
  • (extrovertido/falado, tímido/quieto, hiper-ativo/agitado, tranquilo/calmo)
Eles não podem conversar entre si, a sala tem que estar toda em silêncio. Depois de 10 minutos, peça para que um comece dizendo o que anotou e para o amigo confirmar se é verdade ou não. Quem acertar as três coisas sobre o amigo é vencedor!
Com esta dinâmica você também irá conhecer melhor as crianças e saber o que elas gostam de fazer, suas músicas preferida e suas características, vá preparado.

Um ótimo início de aulas.