sexta-feira, junho 3

Estratégia para estudo

Muitos de nós temos preguiça de estudar, principalmente quando nos deparamos com aqueles módulos gigantescos e com conteúdos massantes.
Normalmente quando sabemos que foi aberto um edital de concursos ficamos muito contentes com a possibilidade de conseguir uma vaga no setor público, porém quando vemos os conteúdos programáticos referente ao nosso cargo, ou ficamos boquiabertos com a quantidade de informações ou simplismente nem olhamos e fazemos a prova com os conhecimentos já adquiridos ao longo da nossa vida acadêmica.
Pensando numa forma de conhecer melhor as estratégias das provas de concursos a melhor forma que encontrei para estudar e também ensinar ao meus alunos, foi praticando. A partir de provas já resolvidas e com o gabarito em mãos, podemos estudar os conteúdos buscando as respostas certas e entender o porquê dos quesitos errados. Quando sabemos por que aquele quesito está errado, temos muito mais chance de acerta a questão.

Exemplo:

1. Segundo Juliane Correa Marçal (2001), o Projeto Pedagógico de uma escola tem as seguintes características.

(A) Deve ser elaborado por meio do diálogo com todos os atores envolvidos, embora as decisões mais significativas devam ser tomadas pelo Conselho Gestor com o apoio da SE.
(B) Deve ser elaborado com base no trabalho coletivo; é um processo gradativo, que oferece as diretrizes gerais quanto ao que a escola precisa desenvolver, retratando a identidade da escola.
(C) É um processo longo e, uma vez registrado em documento, torna-se definitivo; envolve todos os indivíduos da unidade da escolar; sua existência interfere diretamente no cotidiano da escola.
(D) É um documento definitivo, irrevogável, que deve ser homologado em uma reunião geral e respeitado pela comunidade escolar, que tem o poder de vetá-lo, se necessário for.
(E) Retrata a identidade da escola; deve durar pelo menos 24 meses, podendo a partir daí passar por um processo de avaliação.

Resposta: B
( Os erros estão grafados)

Se no momento do estudo nós não sabemos onde está o erro, ao corrigir no gabarito procuramos(pesquisamos) então saber por que aqueles quesitos estão errados. Dessa forma, estamos estudando e não precisamos ler todo o módulo para ter aquela informação. Estudando desta forma o nosso olhar fica mais apurado e já sabe encontar o que procura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário