segunda-feira, setembro 19

Questão Comentada II

“Vygotsky afirma que o bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, ou seja, que se dirige às funções psicológicas que estão em vias de se completarem”. (Rego, 2001)

Isso significa dizer que, na abordagem sociointeracionista, a qualidade do trabalho pedagógico está associada à:

(a) Capacidade de promoção de avanços no desenvolvimento do aluno com base naquilo que potencialmente ele poderá vir a saber.

(b) Possibilidade de promover situações em que o aluno demonstre aquilo que já sabe e aprendeu fora da escola.

(c) Criação de zonas de atuação pedagógica baseada em conhecimentos mais adiantados nas séries escolares.

(d) Proposição de pré-requisitos para a aprendizagem que demonstrem a prontidão dos alunos.

(e) Introdução de conceitos difíceis que levem os alunos a estudar além daquilo que está nos livros didáticos.
  





Resposta: A

Comentário: Tanto a citação do enunciado como a alternativa correta fazem referência à zona de desenvolvimento proximal: a ideia é que a aprendizagem deve  priorizar o que o aluno pode aprender a fazer sozinho no futuro, com base no que já consegue fazer com ajuda no presente. O conceito busca, portanto, ir além do que o aluno já sabe ou aprendeu, como defendido incorretamente nas alternativas “b” e “d”. Mas também não adianta trabalhar com questões impossíveis ou inacessíveis, que os alunos não consigam resolver com ou sem ajuda, como proposto nas alternativas “c” e “e”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário