“Os significados que o aluno finalmente constrói são, pois, o resultado de uma complexa série de interações nas quais intervêm, no mínimo, três elementos: o próprio aluno, os conteúdos de aprendizagem e o professor. Certamente, o aluno é o responsável final da aprendizagem ao construir o seu conhecimento, atribuindo sentido e significado aos conteúdos do ensino. Mas é o professor que determina, com sua atuação, com o seu ensino, que as atividades nas quais o aluno participa possibilitem maior ou menor grau de amplitude e profundidade dos significados construídos e, sobretudo, quem assume a responsabilidade de orientar esta construção em determinada direção”.
César Coll Salvador, Aprendizagem Escolar e Construção do Conhecimento (com adaptações)
Com base nas idéias expressas, classifique os itens abaixo em certo ou errado:
(a) O papel do aluno no processo ensino/aprendizagem é o de receptor das informações selecionadas pelo professor com base no currículo da escola.
(b) O papel do professor é central e concernente à abordagem tradicional de ensino.
(c) Os conteúdos de aprendizagem são intrinsecamente passiveis de interpretação, cabendo, no entanto, ao professor a tarefa de garantir que se aproximem ao máximo do formalmente aceito do ponto de vista científico.
Respostas:
a) (a) errado, (b) errado e (c) certo.
Comentário: Na perspectiva construtivista, em que o aluno tem o papel ativo (e não de receptor),o docente é co-responsável pela aprendizagem, elaborando atividades e determinando como serão trabalhadas. Quanto ao conteúdo,ainda que as compreensões variem, é preciso buscar situações para que todos se aproximem ao máximo da ideia correta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário