quinta-feira, junho 16

Questões sobre a LDB - com Gabarito

1. (FCC) As Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade no Ensino Fundamental de 9 anos indicam como necessário EXCETO:

(A) rever currículos, conteúdos e práticas pedagógicas não somente para o primeiro ano, mas para todo o ensino fundamental.
(B) compilar conteúdos de duas etapas da educação básica.
(C) qualificar o ensino e a aprendizagem da alfabetização e do letramento.
(D) enfatizar a infância das crianças de seis a dez anos de idade.
(E) Assegurar um espaço privilegiado para o diálogo sobre o brincar.


2. (FCC) A Lei Federal no 11.494, de 20/06/07, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) determina que:

I. Seja instituído um FUNDEB no âmbito de cada Estado e do Distrito Federal.
II. Haja distribuição proporcional de recursos dos Fundos que leve em conta as diferenças entre etapas, modalidades e tipos de estabelecimento de ensino da educação básica.
III. A União complementará os recursos dos Fundos sempre que, no âmbito de cada Estado e no Distrito Federal, o valor médio ponderado por aluno não alcançar o mínimo definido nacionalmente.
IV. Os alunos que não atingirem o percentual mínimo de frequência sejam computados para fins de cálculo do per capita.
V. Progressivamente sejam computados alunos do Ensino Médio e das creches, num crescimento de 20% ao ano.
VI. As creches conveniadas só poderão ser mantidas com recursos do FUNDEB pelo prazo de 5 (cinco) anos a contar da vigência da Lei.

Estão corretas APENAS as afirmativas
(A) I, IV e VI.
(B) I, II e III.
(C) II, III IV e V.
(D) III, IV e VI.
(E) I, III e V.


3. (SUSTENTE) A Educação Básica é obrigatória e se constitui um direito público subjetivo. Quando uma escola se nega a assumir a responsabilidade pela educação e aprendizagem dos seus alunos, não está cumprindo alguns dos seguintes objetivos da formação básica do cidadão, expressos na LDB 9394/96:

a) O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
b) O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno
desenvolvimento da leitura, da escrita e do cálculo.
c) A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamentam a sociedade.
d) A igualdade de condições para o acesso, a permanência e o sucesso na escola.
e) A ação supletiva e redistributiva das oportunidades educacionais e políticas.

4. (CESGRANRIO)Segundo a LDB, o regime de progressão continuada nas escolas é:

(A) obrigatório em todas as redes de ensino.
(B) obrigatório na educação mantida pelos estados.
(C) optativo, desde que os sistemas assim o definam.
(D) optativo, de acordo com a definição dos estabelecimentos escolares.
(E) obrigatório nos sistemas oficiais e optativo no sistema particular de ensino.


Gabarito
1. B
2. B
3. B
4. C

sexta-feira, junho 3

Estratégia para estudo

Muitos de nós temos preguiça de estudar, principalmente quando nos deparamos com aqueles módulos gigantescos e com conteúdos massantes.
Normalmente quando sabemos que foi aberto um edital de concursos ficamos muito contentes com a possibilidade de conseguir uma vaga no setor público, porém quando vemos os conteúdos programáticos referente ao nosso cargo, ou ficamos boquiabertos com a quantidade de informações ou simplismente nem olhamos e fazemos a prova com os conhecimentos já adquiridos ao longo da nossa vida acadêmica.
Pensando numa forma de conhecer melhor as estratégias das provas de concursos a melhor forma que encontrei para estudar e também ensinar ao meus alunos, foi praticando. A partir de provas já resolvidas e com o gabarito em mãos, podemos estudar os conteúdos buscando as respostas certas e entender o porquê dos quesitos errados. Quando sabemos por que aquele quesito está errado, temos muito mais chance de acerta a questão.

Exemplo:

1. Segundo Juliane Correa Marçal (2001), o Projeto Pedagógico de uma escola tem as seguintes características.

(A) Deve ser elaborado por meio do diálogo com todos os atores envolvidos, embora as decisões mais significativas devam ser tomadas pelo Conselho Gestor com o apoio da SE.
(B) Deve ser elaborado com base no trabalho coletivo; é um processo gradativo, que oferece as diretrizes gerais quanto ao que a escola precisa desenvolver, retratando a identidade da escola.
(C) É um processo longo e, uma vez registrado em documento, torna-se definitivo; envolve todos os indivíduos da unidade da escolar; sua existência interfere diretamente no cotidiano da escola.
(D) É um documento definitivo, irrevogável, que deve ser homologado em uma reunião geral e respeitado pela comunidade escolar, que tem o poder de vetá-lo, se necessário for.
(E) Retrata a identidade da escola; deve durar pelo menos 24 meses, podendo a partir daí passar por um processo de avaliação.

Resposta: B
( Os erros estão grafados)

Se no momento do estudo nós não sabemos onde está o erro, ao corrigir no gabarito procuramos(pesquisamos) então saber por que aqueles quesitos estão errados. Dessa forma, estamos estudando e não precisamos ler todo o módulo para ter aquela informação. Estudando desta forma o nosso olhar fica mais apurado e já sabe encontar o que procura. 

quinta-feira, junho 2

Motivação para estudar

A primeira atitude de que alguém precisa para passar em concursos é a MOTIVAÇÃO. Uma pessoa motivada é mais feliz e produtiva. Motivação é a disposição para agir, podendo ser entendida simplesmente como "motivo para a ação" ou "motivos para agir". 

Como conseguir motivação?

A motivação é pessoal: só você pode dizer o que lhe dá ânimo para trabalhar, prosseguir, crescer. As outras pessoas podem ajudar na motivação, mas não nos dá-la de presente.
A primeira motivação é você cuidar bem de si mesmo, ser feliz. 

Mas existem outras motivações.

Deus - Deus pode ser uma fonte de ânimo e consolo, de força para viver e prosseguir. Além disto, se você for uma pessoa com sucesso profissional e capaz, poderá servir mais ao trabalho para com Deus.

Família -  Ajudar a família, ter dinheiro e tempo para o parceiro amoroso, filhos, pais, irmãos, é uma das mais fortes injeções de disposição para o estudo e o trabalho.

Dinheiro - O dinheiro nunca deve ser o motivo principal de uma escolha, mas é perfeitamente lícito e digno a pessoa querer ganhar dinheiro. Basta que seja dinheiro honesto. O dinheiro serve para comprar muitas coisas úteis e prazerosas. Assim, se você quer estudar para ter mais dinheiro para gastar, tudo bem, é um bom motivo.

Tempo - Quanto melhor você estudar e quanto mais resultado tiver, mais tempo você terá para fazer outras coisas. E as fará com mais tranqüilidade e segurança.

Segurança - O estudo e o concurso trazem segurança, seja a de ter alternativas, seja a de ter emprego, dinheiro, aposentadoria etc. São bons motivos.

Estudar para concursos

Em busca da qualidade de vida e de dias mais tranquilos, sonhamos com a conquista de uma vaga no setor público. Prova disto presenciamos no número de concorrentes nos concursos públicos para professores.

Para conseguir esta vaga é preciso muita dedicação por parte do professor(a), principalmente para aqueles que estão trabalhando em outra área ou no setor privado. Assim, faz-se necessário traçar uma estratégia de estudo para conseguirmos êxito. 

Uma dificuldade que temos para estudar com dedicação, é que precisamos sacrificar uma considerável parte do nosso tempo, mas devemos considerar que após a aprovação podemos refazer nosso horário do jeito que preferirmos. Podemos até voltar a fazer o que fazíamos, só que com a vida mais resolvida, já curtindo o nosso sucesso.